sábado, 14 de dezembro de 2013

SISEMCg participa de manifestação contra a municipalização das escolas estaduais

Na manhã do dia 13 de dezembro, na Rua Eliza Cabral, estudantes, professores e entidades sindicais, se mobilizaram em uma manifestação contra o repasse das escolas aos municípios, que já expõem toda dificuldade em dar conta da rede de educação atual e no que depender do estado, terá de agregar uma demanda ainda maior. Entre as entidades sindicais, marcaram presença o SINTEPE (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco) e o SISEMCg.

Como política para educação o governo do estado tem reservado o pior dos destinos para muitas escolas da rede estadual de ensino. Em detrimento ao programa de escolas de tempo integral, o governo Eduardo Campos, visa repassar para responsabilidade dos municípios, a administração e a manutenção financeiro das escolas que tem em sua grade curricular o ensino fundamental, em Camaragibe, dentre as selecionadas esta a Escola Joaquim Amazonas.

Com uma oficina de percussão, carro de som e muita disposição, os presentes expuseram publicamente os riscos da municipalização. Após, uma comissão foi montada para seguir até a prefeitura para uma reunião com o Secretário de Educação, visando questionar qual seria a posição da prefeitura sobre a questão. Na ocasião, o secretário da pasta afirmou que em detrimento da atual demanda da educação na cidade, não é de interesse do governo municipal a aceitação do repasse, ficando a secretaria responsável por elaborar um informativo público, para exposição nas escolas, da posição oficial da prefeitura. O secretário confirmou também a realização de uma reunião com o prefeito, visando reforças aos envolvidos o intuito do poder executivo em não aceitar a reposição das unidades escolares.



Nenhum comentário:

Postar um comentário